Você sabe o que são os superidosos?
São os idosos que apresentam menos atrofias, e que se mantêm bem até os 90 anos, com uma boa função cognitiva e que evitam doenças como Alzeimer e outras demências. Quem diz isso é o Dr. Daniel Daneshvar, do setor de reabilitação da Universidade de Harvard.
Redução do Cérebro
Após os 40 anos o cérebro diminui em volume e peso cerca de 5% por década, declinando mais após os 70 anos. Essa redução atinge mais as áreas relacionadas a aprendizagem e memória, levando a uma comunicação e processamento mais lento das funções cognitivas. Essa é a dificuldade que o idoso tem em recordar tarefas e nomes. Vemos que nos superidosos o cérebro encolhe em cerca de metade da taxa média. A genética também influencia nesses casos, pois pode haver um diferença no nível molecular.
Mas o mais importante é ter um estilo de vida saudável. Cito abaixo os cinco mais importantes:
1 – Coma “super alimentos”, como dietas ricas em alimentos com alto teor de antioxidantes e ácidos graxos. Esses nutrientes ajudam contra danos celulares. Exemplos incluem frutas vermelhas, grãos integrais, peixes gordurosos, oleaginosas, azeite de oliva e abacate.
2- Seja mais ativo
O exercício estimula a formação de novas células no cérebro, bem como a melhoria sobre o pensamento e a memória
3 -Seja mais sociável
É de extrema importância que haja interações sociais
4 – Aprenda coisas novas, se desafie. Isto ajuda na memória
5 – Tenha um bom sono
Durante o sono o cérebro elimina resíduos metabólicos que se acumulam no início da Doença de Alzeimer
Por Valeria Schreiber Rosenberg
Fisioterapeuta formada na USP
Com Pós Graduação em Patologias da Coluna Vertebral