CareWell Idosos

Sobrecarga no cuidado, estresse do cuidador

O envelhecimento não deve ser considerado como sinônimo de doença e de dependência. Entretanto, com o crescimento da população de idosos aumenta o número de indivíduos que vivenciam situações de fragilidade física e emocional.

À medida em que o idoso vai se tornando mais dependente, o ato de cuidar exige maiores esforços para suprir suas necessidades. Consequentemente, o cuidador pode apresentar maior desgaste físico, psicológico e social.
É comum as queixas dos cuidadores de sobrecarga, depressão, estresse e ansiedade. A profissão muitas vezes acaba por afastá-lo de atividades de lazer e social, e do autocuidado. A sobrecarga gerada afeta seus aspectos biopsicossociais e, por isso, é de extrema importância que ele use do equilíbrio entre tempo disponível para cuidar do idoso, recursos financeiros, condições psicológicas, físicas e sociais, e atribuições.
O equilíbrio perfeito é muitas vezes difícil, para todos. Entretanto, o fato de já tê-lo como um objetivo é em si um motivador de sua busca.