CareWell Idosos

O cuidador de idosos nos dias atuais

O envelhecimento é um grande desafio mundial: ao mesmo tempo em que traz uma série de questões preocupantes, também significa um ganho para a sociedade como um todo.

 

Envelhecer em um país em desenvolvimento é difícil. O custo de ser idoso é elevado, os gastos com a saúde são altíssimos, e os serviços especializados para este público são escassos. Porém, as boas notícias  são que atualmente vive-se mais e melhor, com mais qualidade de vida dos anos vividos e, embora a conta gotas, tem crescido a oferta de um atendimento especializado. A área gerontológica, especialista no processo de envelhecimento, vem crescendo neste sentido.

 

Contudo, muitas vezes, o envelhecer traz a incapacidade física do idoso, tornando-o mais dependente.  Neste período, infelizmente ocorre um  abalo em toda a estrutura familiar. Aqueles que convivem no  entorno do idoso deparam-se com o despreparo para cuidar, e sentem-se sobrecarregados de afazeres e preocupações.

 É neste momento que o cuidador do idoso tem um papel específico e fundamental. O cuidador servirá  para dar suporte frente à situação nova que criou um contexto familiar  completamente diferente  do que era no passado.

O cuidador do idoso encarrega-se de acompanhar e promover o envelhecimento ativo para melhorar qualidade de vida da pessoa idosa, tornando o viver de quem amamos mais saudável e produtivo. O envelhecimento ativo objetiva  aumentar a expectativa de vida e otimizar a oportunidade de uma vida saudável com participação, segurança e qualidade de vida para os idosos, permitindo que percebam seu potencial de saúde e bem estar ao longo de suas vidas.

 

O cuidador do idoso também  assume um papel fundamental na comunicação, garantindo que o relacionamento entre ele (cuidador), o idoso , a família e a equipe de saúde seja harmônico, e que tudo seja feito e pensado para melhorar o bem-estar do ente querido.

 

 

As atitudes e condutas do cuidador de idosos auxiliam a pessoa idosa  tanto em atividades cotidianas que podem tornar-se difíceis devido a alterações fisiológicas inevitáveis, como auxílio no banho, higiene e alimentação, como também devem estimular a pessoa idosa a ser mais ativa, promovendo uma caminhada, um passeio, uma atividade ao ar livre, sempre respeitando os limites de cada um. Acreditamos que o idoso pode, e deve, desfrutar de seu dia da melhor forma possível, de acordo com seus objetivos e da família.