CareWell Idosos

Informações sobre segurança para cuidadores de idosos, formais ou informais

Muito da segurança do idoso depende das pessoas que cuidam dele, não apenas quanto a se evitar acidentes ou questões relacionadas à saúde, mas também na sua segurança contra delitos , que são cada vez mais comuns. Pessoas mal intencionadas se aproveitam da situação de fragilidade do idoso e atuam das mais diferentes e criativas formas de enganá-lo. Até mesmo, algumas instituições financeiras se aproveitam de um público vulnerável e extorquem suas economias , conseguindo assinaturas para empréstimos, títulos etc. O cuidador deve estar atento a todas estas situações , impedindo que pessoas ou instituiçôes “ passem a perna no idoso “ que normalmente acredita na boa fé do sujeito. Se possível, cuidador, não permita que o idoso vá à bancos ou compras sem acompanhá-lo.
Se a pessoa idosa está sob seus cuidados e apresenta problemas de memória, procure manter uma supervisão permanente, não apenas para a segurança dela, mas também para a sua e de sua família. No caso da perda da chave de casa, troque as fechaduras. Caso a pessoa idosa saia sozinha , não deixe que saia com objetos de valores que chamem a atenção de delinqüentes..
Apesar dessas recomendações cabe lembrar que o cuidador, seja formal ou informal, deve dar oportunidades à pessoa idosa de fazer coisas úteis por conta própria,, desde que haja segurança. Atividades que sejam inviáveis por questões de segurança, devem ser substituídas por outras que não apresentem tais riscos, para que se procure preservar a possibilidade de participação dessas pessoas na vida familiar, profissional e comunitária.
A família deve procurar se assegurar de que o cuidador tenha capacitação adequada e condutas eficazes. Ainda assim, mantenha-se atento sobre o comportamento do cuidador,quando ele fica sozinho com a pessoa idosa. O surgimento de lesões corporais, hematomas e desaparecimento de objetos devem ser investigados.
Mantenha meios de comunicação fácil para idosos que moram sozinhos, contando inclusive com extensões de telefone em diversos cômodos da casa. Hoje , idosos que não tem cuidadores , devem ao menos usar pulseiras que ao sofrerem acidentes como quedas podem acionar a família.
É fundamental lembrar que um dia todos seremos pessoas idosas e precisaremos em maior ou menor grau de algum tipo de auxílio. É fundamental que os pais e as escolas transmitam às crianças e aos jovens o valor da palavra respeito, para com todas as pessoas, principalmente às pessoas idosas.
Se você deseja mais informações para segurança dos idosos consulte : emhttp://prattein.com.br/home/images/stories/Justica/cartilha_seguranca_idoso.pdf