CareWell Idosos

Idéias de atividades para estimulação cognitiva de idoso com Alzheimer

Os afazeres diários de um cuidador de idosos exigem muitas responsabilidades: auxiliar na alimentação, higiene, no uso de medicações, no banho.

Essas tarefas são cruciais para o bem-estar e saúde física do idoso, mas acreditamos que elas podem ir além, e incluir a estimulação cognitiva.

LEITURA:
A leitura de livros, jornais ou revistas, estimula habilidades cognitivas. Parece uma atividade muito simples, mas ela exige o reconhecimento de letras, sílabas e palavras, frases, parágrafos, até finalmente a compreensão do texto.

O cuidador pode estimular o leitor com uma conversa prévia sobre o assunto a ser explorado, antecipando o estímulo da linguagem e memória do idoso. Jornais e revistas, por exemplo, servem como uma orientação temporal e espacial, já que geralmente em seu topo constam datas e períodos das publicações.

Durante a leitura, o cuidador pode usar algumas estratégias para que o idoso mantenha-se mais focado e concentrado. Usar uma régua e um marcador de texto, por exemplo, ajuda a direcionar a atenção da pessoa, e a orienta quanto à sequência da frase.


MÚSICOTERAPIA:

Além da leitura o cuidador ainda pode, através da música, promover o engajamento físico, psico e social do idoso, estimulando-o a bater palmas, assoviar, bater os pés, e a “perceber “ seu corpo e seu ritmo.

A memória musical também pode ser estimulada. Em geral, todos temos músicas significativas e, quando o cuidador sabe quais são as do idoso, pode desencadear lembranças que podem ser tema de conversas entre eles. Além de falar sobre as lembranças, também faz parte da estimulação cognitiva pedir ao idoso para cantar. Cantar é algo que até pessoas em estados avançados de demência conseguem fazer. Aliás, usar a música nesses estágios avançados de demência pode trazê-los à realidade, nem que seja por um pequeno espaço de tempo, em algum lugar especial da memória.

FOTOGRAFIAS E OBJETOS FAMILIARES:

Outro recurso que pode ser usado pelo cuidador é a exploração de fotografias e objetos familiares.

Fotografias podem ser constantemente utilizadas para estimular a memória dos idosos através do reconhecimento de faces, de lugares e de situações. Discutir lembranças é uma estratégia muito usada atualmente para obter benefícios cognitivos e comportamentais.

Os objetos familiares também trazem lembranças importantes que podem ser exploradas pelo cuidador. Estas lembranças orientam o idoso, e podem diminuir os riscos de confusão e agitação.


OPORTUNIDADES DE SOCIALIZAÇÃO E ATIVIDADES FÍSICAS


Manter o máximo possível o convívio social da pessoa com Alzheimer, dentro de suas limitações, é uma oportunidade única para ajudá-la a usar suas habilidades cognitivas, além de ser uma forma de estimular sua memória.

A interação social também pode, e é saudável que esteja, associada à atividade física. Estamos falando de passear, caminhar, realizar atividades do cotidiano. Para todos nós, e especialmente para quem desenvolveu Alzheimer, a atividade física é uma uma excelente oportunidade para o estímulo cognitivo, além de contribuir para a redução de placas amilóides (causa do Alzheimer).

Por isso, em um dia agradável de sol e brisa, desejamos um dia repleto de leitura, música, canto e passeios ao cuidador e ao idoso: um dia produtivo e de pertencimento ao aqui e agora. Mesmo que por instantes.