Cuidador do idoso: dê mais que um simples banho
O banho diário é uma etapa muito importante para o idoso. Além da higiene e da remoção de sujidades ele acalma, relaxa, alivia as tensões e melhora substancialmente o estado de humor e autoestima do idoso, e ainda estimula sua circulação.
O cuidador deve dar o banho diário no idoso com muito respeito e atenção. Recomendamos que ele seja oferecido ainda no período da manhã, logo após a realização de exercícios físicos, fisioterapia, ou qualquer tipo de movimentação. Contudo, se o idoso prefere outro horário, suas vontades devem ser respeitadas.
É importante que o cuidador do idoso dê preferência ao banho de chuveiro. Caso não seja possível, o banho deverá ser dado no quarto, sobre a cama.
O cuidador do idoso deve estar atento a alguns cuidados antes do banho para preservar a saúde e o bem-estar do assistido. Por exemplo, no início do ritual, ele deve cuidar para que as janelas do quarto e banheiro estejam fechadas, evitando assim correntes de ar.
O cuidador deve ainda verificar a temperatura da água antes do idoso entrar no banho. É desagradável para qualquer pessoa a água estar gelada ou quente demais. Além do mais, água muito quente aumenta o ressecamento da pele e, no idoso, a pele é mais fina e sensível. Por essa mesma questão de textura da pele, é recomendado o uso de sabonete neutro. As roupas que serão vestidas após o banho já devem estar separadas e, de preferência, no banheiro.
O cuidador do idoso deve retirar quaisquer acessórios que possam vir a machucar os idosos, como pulseiras, anéis e relógios.
Enfatizamos o que dissemos no início desse texto: o banho é muito mais que um simples ritual higiênico para o cuidador de idosos e seu assistido. Ele é um ritual de respeito, de atenção, e de carinho.