Como o cuidador deve lidar com Idosos com demência
Geralmente idosos com demência têm o hábito de fazer uma série de perguntas repetitivas, contar “n” vezes a mesma história e, muitas vezes, fazem acusações.
Por isso, o cuidador de um idoso com demência deve ter um conhecimento profundo sobre o quadro demencial, e ter muita compaixão com aquele que está sob seus cuidados.
Acusações infundadas magoam e são difíceis de lidar, mas o cuidador não pode perder o controle, nem tomar aquela fala como algo pessoal e tentar argumentar racionalmente, pois não funcionará. O cérebro da pessoa com demência acredita que foi roubado quando não encontra algo que procura. O cuidador deve permitir que o idoso expresse seus sentimentos sem censurá-lo ou advertí-lo, tratando-o com gentileza e procurando distraí-lo para sair do assunto, seja com um lanchinho, um passeio, ou atribuindo ao idoso uma tarefa simples. Assim, ao invés de tentar corrigir o idoso e trazê-lo de volta ao mundo real, o cuidador deve exercitar a compaixão e tentar entrar na realidade dele. Somente desta forma que se estabelece algum tipo de comunicação.
Uma das maiores dificuldades do cuidador de um idoso em quadro demencial está justamente na comunicação. O declínio da cognição afeta a habilidade de ouvir o outro e manter uma conversa normal. O idoso demenciado apresenta muito stress, ansiedade, e medo. Para esse idoso, o que mais importa não é a informação em si, mas a maneira como é transmitida. É importante que o cuidador opte por frases curtas e diretas, e que ele responda as perguntas com segurança e tranquilidade.
É interessante em várias situações que o cuidador use sua criatividade, porque nem sempre o que funcionou uma vez, funcionará novamente. Ele pode, por exemplo,encorajar o idoso demenciado a compartilhar sentimentos e memórias positivas.
O fundamental é que o cuidador desse idoso aproxime-se com calma, porque o tom tranquilo vai ajudá-lo a se sentir mais seguro. O contato físico diminui o estresse das duas partes: um abraço, um beijo na bochecha, um aperto de mão.