Algumas dicas CareWell aos cuidadores de idosos
1. Cuidados com a pele do idoso:
No idoso, a cútis atrofia, seu aspecto fica como se fosse papel de seda, mais fina e sensível. Assim, é muito importante que sua pele seja hidratada. A hidratação da pele e a massagem de conforto (conjunto de manobras aplicadas sobre a pele do idoso que, dependendo da pressão exercida pela mão do cuidador, poderá atingir os músculos e demais camadas internas do idoso) são essenciais para o cuidador apoiar o idoso na ativação de sua circulação sanguínea com o fim de manter a elasticidade de sua pele e evitar lesões.
2. A importância de alternar as posições do idoso acamado:
Quando o idoso for acamado, é aconselhável que ele use blusas abertas nas costas, e que seu cuidador mude-o constantemente de posição. Ambas situações irão ajudar o idoso a evitar a formação de úlceras pressão, ou úlceras de decúbito, chamadas popularmente de escaras, que podem causar dores terríveis e infecções graves se não forem bem cuidadas.
3. O estímulo à independência do idoso.
Embora com diversas limitações, deve-se sempre estimular a independência do idoso em todos os aspectos possíveis, inclusive para os cuidados pessoais. Se ele consegue realizar algo por conta própria, mesmo com dificuldade, que o faça. Claro, o cuidador deve estar supervisionando a ação para que nenhum acidente ocorra.
4. Idoso também é vaidoso!
É extremamente importante que o cuidador cultive a vaidade do idoso que assiste vestindo-o com roupas limpas e cheirosas, colocando acessórios de seu gosto e história, perfumes (leves), entre outros. Independente das condições físicas do idoso, o cuidador deve enxergá-lo como uma pessoa que brilha – e não como uma patologia.